Blog

O que são e para que servem as coberturas para piscinas?

As coberturas para piscinas, como o próprio nome indica, são sistema de proteção para uma piscina. Quer seja para proteger a piscina da poluição de forma a manter a qualidade da água, quer seja para prolongar a utilização dela durante todo o ano. Muitas coberturas oferecem alguma segurança, podendo evitar e prevenir indesejados acidentes. Uma cobertura para a uma piscina é um elemento cada vez mais indispensável.

Descubra qual as soluções mais usadas no mercado:

 1 – Cobertura Isotérmica (de Verão)

Cobertura para piscinas de verão

Utilizada, essencialmente, nos dias de maior calor, a cobertura de verão é ideal para prolongar o período de utilização da piscina. Todo o processo se baseia na ausência de contacto da água com o ar provocando um efeito de estufa que permite recuperar grande quantidade de energia solar, reduzindo ainda, o desperdício de cloro.

Dotada de uma grande capacidade em evitar a evaporação da água e consequentemente dos produtos nela contida, a cobertura isotérmica permite aumentos da temperatura da água entre os 3 e os 8 graus. As calorias transmitidas pelos raios solares durante o dia são retidas pela cobertura que irá proteger a água do arrefecimento durante a noite.

De fácil utilização a cobertura isotérmica é extremamente fácil de colocar e retirar da água.  Processo que pode ainda ficar mais simplificado com a aquisição de um enrolador, evitando assim que a cobertura se danifique e possibilitando uma arrumação fora da área da piscina.

Devido ao elevado tempo de exposição ao sol e para que se possa aumentar a sua durabilidade é recomendável a utilização de um protetor.

Este equipamento destina-se em exclusivo à época de Verão, devendo ser retirada no Inverno.

2 – Cobertura de Inverno

Cobertura para piscina de Inverno

A cobertura de inverno foi especialmente concebida para poder economizar no que respeita aos gastos com a manutenção da piscina na época de menor utilização. Desde que seja efetuada uma correta hibernação da água, poderá usar esta cobertura como forma de proteger a água da piscina. É ainda um importante elemento para impedir a acumulação de detritos (animais ou vegetais), assim como uma proteção de segurança a ter em conta.

É a cobertura utilizada na Hibernação das piscinas, a sua superfície opaca impede a passagem de luz, evitando a proliferação de algas. Nos casos em que a hibernação for corretamente executada, bastará uma simples limpeza com o aspirador para obter uma água perfeitamente limpa no início da época balnear.

 

Revestida a poliéster de PVC e com tratamento anti-UV, as coberturas de Inverno podem ser divididas em dois tipos:

 – Permeável

Utilizada essencialmente em épocas de utilização da piscina, tem como principal função a prevenção de acidentes, devendo ser colocada sempre que as circunstâncias assim o exigirem (ex: a presença de crianças e animais)

Resistente aos raios UV e extremamente simples de colocar, a cobertura em rede é a mais utilizada devido à sua leveza

No entanto, os fabricantes sugerem que seja verificado com regularidade o estado da água, devido a este tipo de cobertura ser permeável e permitir a passagem de luz e dos resíduos mais finos.

– Impermeável e semi-impermeável

Utilizada com o intuito de anular a incidência dos raios solares na água, este tipo de cobertura impede o desenvolvimento de algas e germes na água.

A impermeabilidade destas coberturas assegura uma conservação ideal da água, no entanto é essencial que sejam removidas as águas das chuvas ou a neve.

As coberturas semi-impermeáveis estão equipadas com grelhas centrais de escoamento, ou buracos, que permitem o escoamento da água da chuva para a piscina, em vez de se acumular sobre a cobertura.

3 – Cobertura de estore

Cobertura para piscina de Estore

De enorme qualidade estética, a cobertura estore é essencial para a segurança de crianças e animais, para a proteção da poluição exterior, assim como para a preservação da temperatura da água.

De fácil instalação pode ser integrada tanto no interior da piscina como na zona posterior ao rebordo, a cobertura tem a vantagem de englobar o conforto, a estética, a segurança e a economia na manutenção da piscina. No entanto é importante ter em atenção em projectar este tipo de coberturas paralelamente à piscina, pois esta apenas é fabricada por medida.

A cobertura de estore é constituída por lâminas em PVC com protecção UV, opacas ou solares, enroladas sobre um eixo colocado em movimento por um motor redutor com comando semi-automático ou automático.

4 – Cobertura telescópica

Para quem tem a pretensão de prolongar os seus mergulhos ao longo de todo o ano, esta é a solução ideal. Oferecendo a possibilidade de ser recolhida em dias de calor, e podendo ser estendidas em dias de Inverno, permitindo deliciosos mergulhos mesmo quando os dias são de frio ou chuva.

Este equipamento prime pela discrição e integra-se facilmente no meio ambiente, oferecendo-lhe um basto leque de opções.

Acumulando todas as vantagens inerentes a outros tipos de coberturas, tem com principal argumento a elevada qualidade estética.

Sendo igualmente um instrumento muito eficaz na proteção da água contra toda a poluição exterior, mantendo e aumentando a sua temperatura, a cobertura telescópica quando fechada permite evitar acidentes com crianças e animais.

O seu funcionamento é bastante simples. O deslocamento da estrutura permite que os diferentes elementos que a compõem encaixem uns nos outros, pondo a descoberto parcial ou totalmente a piscina.

Rodízios que deslizam sobre uma superfície plana, asseguram a deslocação dos diversos elementos que pode ser efetuada manualmente ou por motorização. Existem ainda alguns modelos de fabricantes específicos que privilegiam o carril.

De entre os vários elementos amovíveis da cobertura, destaque para a junta, que assegura a protecção em relação às correntes de ar.

O perfil da estrutura pode ser angular ou curvado, mas os conceitos e equipamentos variam de um fabricante para outro, bem como os materiais utilizados. Caso a largura tenha uma distância limitada – variável mediante os conceitos e os custos gerados – os comprimentos serão, em teoria, ilimitados. Bastará multiplicar os elementos deslizantes.

Contudo, é importante que recorra ao aconselhamento de um técnico ou fabricante sobre os modelos que mais se adequam ao seu caso específico. É que, quanto maior for o número de elementos que a compõem, mais elevados serão os meios técnicos e financeiros envolvidos.

Vantagens da cobertura de uma piscina

São inúmeras as vantagens de uma cobertura. A subida da procura deste tipo de equipamento é reveladora das preocupações existentes a nível estético, de segurança, manutenção, conservação e conforto.

  • simplicidade e rapidez de montagem
  • protecção da piscina
  • redução dos custos de manutenção
  • diminuição dos tempos de limpeza
  • capacidade de conservar a água limpa
  • aquecimento da temperatura da água e do ambiente (“efeito estufa”)
  • maior segurança para as crianças